MOLA DE TORÇÃO
Os Braços de carregamento REDLANDS equipados com contrabalanço por mola de torção permitem ajustes e garantem um abastecimento seguro e fácil. Trata-se de um conjunto sólido e compacto e pode ser montado diretamente na base da junta giratória. É especialmente adequado onde o máximo de espaço livre for requerido.
Temos variações de conjunto de mola para serviços leves e para os serviços mais pesados. O conjunto de mola de torção movimenta uma única mola que se estreita a medida que o braço é abaixado, e quando o mesmo é liberado, a mola se solta e ergue o braço de carregamento.
MOLA DE COMPRESSÃO
Os braços de carregamento REDLANDS equipados com contrabalanço por mola de compressão permitem diversos ajustes de angulação para variação de range de operação. Trata-se de um conjunto sólido montado em paralelo ao tubo principal do braço, fixado por abraçadeira. É especialmente adequado para plataformas estreitas que necessitam de toda a área em torno da junta giratória da base.
Fabricado em aço carbono / aço inox, composto por: cilindro de mola de compressão com ajuste fino externo pelo suporte de fixação, que permite um rápido e preciso balanceamento do sistema, sem a abertura da tampa do cilindro. Abraçadeira móvel de fixação e posicionamento do conjunto, que permite um prático ajuste da angulação do braço, aumentando o range de operação, sem alterar a regulagem da mola. Eixo da mola de compressão em aço inox com rosca especial para serviços pesados, que permite o ajuste primário do conjunto com segurança, precisão e sem maiores esforços ao operador no momento da instalação.
SELEÇÃO DO DIÂMETRO NOMINAL:
O fluxo do produto através da tubulação e do braço de carregamento gera energia estática e perda de carga.
A quantidade de energia gerada é determinada em função da composição do fluido e a taxa de fluxo (vazão). Uma fórmula empírica simples relacionando velocidade linear e diâmetro do braço foi desenvolvida para minimizar a geração de carga no sistema:
vd < 0,5 m²/seg.
Onde
v = velocidade em metros por segundo.
d = diâmetro interno da tubulação em metros.
Além disso, a velocidade linear do fluxo nunca deve exceder 7 metros por segundo.
O limite de 0,5 m²/seg. não garante que a ignição estática não ocorrerá, entretanto, reduz significativamente esta probabilidade. Isto não isenta da obrigatoriedade de se utilizar um sistema de aterramento efetivo e de acordo com as normas de proteção vigentes.
TABELA DIÂM. x VAZÃO (vd < 0,5):
DIÂMETRO NOMINAL DA TUBULAÇÃO | DIÂMETRO INTERNO | VELOCIDADE DO FLUIDO | VD (CONSTANTE < 0,5) | VAZÃO MÁX. | |
(pol) | (mm) | (m/s) | (m²/s) | (LPM) | (m³/h) |
1.1/2″ | 40,9 | 7 | 0,286 | 553 | 33 |
2” | 52,5 | 7 | 0,368 | 908 | 54 |
3” | 77,9 | 6,41 | 0,5 | 1836 | 110 |
4” | 102,3 | 4,89 | 0,5 | 2411 | 144 |
5” | 128,2 | 3,9 | 0,5 | 3020 | 181 |
6” | 154,1 | 3,24 | 0,5 | 3630 | 217 |
8” | 202,7 | 2,47 | 0,5 | 4769 | 286 |
10” | 254,5 | 1,96 | 0,5 | 5980 | 358 |
12” |
303,2 | 1,65 | 0,5 | 7154 | 429 |
A Redlands adota como procedimento interno, dimensionar o braço considerando a vazão máxima permitida pela norma API 15% abaixo do seu limite. Desta forma, evitamos golpes no início da operação, possíveis excessos de pressão na linha e facilitamos o posicionamento da tubulação articulada no bocal/engate do caminhão.
Além disso, para definir o diâmetro adequado do braço, deve-se analisar a perda de carga gerada no equipamento (verificar tabela abaixo), optando por uma bitola maior caso esta perda ultrapasse os limites preestabelecidos no sistema de bombeamento.
TABELA DE PERDA DE CARGA: